Resumen
O manganês é um micronutriente absorvido pela planta na forma de Mn2+, o teor disponível dos solos estão entre 1 a 10 mg.kg-1, mas é o único elemento que sofre grande alteração com as mudanças climáticas (temperatura, umidade, radiação solar) dos solos tropicais. Os outros nutrientes não sofrem alterações com condições climáticas. Ainda não há consenso do mecanismo da dinâmica da solubilização de Mn no solo aerado. As reações conhecidas são neutralização da toxicidade de Mn2+ pela calagem, formando Mn(OH)2 e a outra é o aumento da solubilização pela redução de MnO2 para Mn2+ por microrganismo anaeróbico.
Neste artigo estão apresentados os resultados das pesquisas da dinâmica da disponibilidade de Mn2+, Mn-disp, dos solos aerados. A temperatura do solo inferior a 20 oC permanece inalterado por longo tempo. Mas quando aquece e seca o solo pela radiação solar, temperatura > 50 oC, o Mn-disp aumenta de 5 para 70 mg.kg-1. Porém, quando umedece o solo com água da chuva, após alguns dias, o teor de Mn-disp volta ao valor inicial, 5mg.kg-1. Mostrando que, para permanecer teor de Mn-disp estável, requer cobertura do solo com vegetais, mantem úmido e mínima de oscilação de temperatura para favorecer desenvolvimento de microrganismos.
As pesquisas complementares do estudo da dinâmica do Mn-disp dos solos, não foram observados redução de MnO2 para Mn2+ e nem oxidação de Mn2+ para MnO2. Ou seja, o aumento ou a diminuição da disponibilidade de Mn não alteram teores totais de Mn2+ e nem MnO2 dos solos.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-055