Resumen
A epistemologia, pode ser compreendida como a teoria do conhecimento, estabelecendo um vínculo direto com as formas de construir e fazer Ciência, com o aprofundamento e a compreensão da natureza das Ciências e de seus paradigmas nas diversas áreas do conhecimento. A compreensão das correntes epistemológicas implica no norteamento teórico e metodológico almejado nas pesquisas científicas. Neste artigo, abordaremos alguns dos sistemas de pensamento epistemológico que influenciaram no processo de produção científica no campo da educação escolar: o Positivismo e o Materialismo Histórico-Dialético. Como metodologia de estudo para tal abordagem, foi realizado uma revisão de literatura, adotando a abordagem da revisão narrativa com sustentação, em especial, em Gamboa (2012), Oliveira (2010), Vasconcelos (2017), Triviños (1987) e Saviani (2005), relacionando as bases epistemológicas para a construção do pensamento teórico-prático no âmbito da Educação. No que se relaciona a Educação no viés positivista, percebeu-se a influência do pensamento comteano no campo educacional através da composição curricular e da organização institucional voltada pela ordem e para o progresso. No que tange ao Materialismo Histórico-Dialético no contexto educacional, é significativa as contribuições de Marx para uma Educação popular e transformadora, voltada para a emancipação das classes dominadas, julgando a necessidade de um distanciamento da Educação tradicional nos moldes elitistas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.032-007