Resumen
Diante da dificuldade apresentada para orientação e acompanhamento de pacientes afetados pela covid-19, muitos países aplicaram tecnologias sem fio para combater o vírus de forma eficaz. Pensando nisso, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estabeleceu o serviço de uma tecnologia para esclarecer as dúvidas sobre o coronavírus e fornecer auxílio psicológico a população. O estudo buscou analisar a percepção dos docentes e discentes via chatbot acerca das demandas de saúde mental durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo transversal com abordagem qualitativa, realizado no laboratório de Tecnologia em saúde e educação (LABTECS) da Escola Superior Ciências da Saúde, sendo dividido em duas fases: revisão de literatura e entrevista com os docentes e discentes. Na fase 1 foram identificados um total de 2035 artigos, sendo 1022 não associados com o tema proposto, 988 não respondiam a questão norteadora e 16 publicações estavam indisponíveis na íntegra, 41 artigos foram selecionados para avaliação e elegibilidade, 31 artigos não responderam o objetivo da pesquisa, e por fim 10 artigos foram incluídos na análise. Na fase 2 os entrevistados relataram identificar demandas de ansiedade, depressão e medo por parte dos usuários, encaminhando via chatbot para a equipe especializada em saúde mental dar seguimento ao acompanhamento, evidenciam que o chatbot foi fundamental para as orientações de saúde mental durante a COVID-19 e revelam ter ampliado o seu conhecimento acerca das tecnologias em saúde. Portanto, as tecnologias sem fio se revelaram úteis para as demandas de saúde mental, de modo que os profissionais de saúde puderam realizar o acompanhamento de pacientes efetivamente, além disso ressalta-se a necessidade de reflexões acerca da acessibilidade a serviços online e domínio do uso de tecnologias sem fio pela população.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-060