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PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES ACERCA DOS ATENDIMENTOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA NO ENFRENTAMENTO A COVID-19: UMA ANÁLISE DA SAÚDE MENTAL

Vasconcelos CC;
Menezes EG;
Lemos SM;
da Costa JDN;
de Andrade GP;
Julião BFV;
Sidrone AG;
de Araujo ASS;
Cavalcanti JM

Camilly Campos Vasconcelos

Elielza Guerreiro Menezes

Sônia Maria Lemos

Jessé David Nascimento da Costa

Gabriela Pinheiro de Andrade

Bruno Felipe Vargas Julião

Aline Gomes Sidrone

Amanda Silva Souza de Araujo

Jander Menezes Cavalcanti


Resumen

Diante da dificuldade apresentada para orientação e acompanhamento de pacientes afetados pela covid-19, muitos países aplicaram tecnologias sem fio para combater o vírus de forma eficaz. Pensando nisso, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estabeleceu o serviço de uma tecnologia para esclarecer as dúvidas sobre o coronavírus e fornecer auxílio psicológico a população. O estudo buscou analisar a percepção dos docentes e discentes via chatbot acerca das demandas de saúde mental durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo transversal com abordagem qualitativa, realizado no laboratório de Tecnologia em saúde e educação (LABTECS) da Escola Superior Ciências da Saúde, sendo dividido em duas fases: revisão de literatura e entrevista com os docentes e discentes. Na fase 1 foram identificados um total de 2035 artigos, sendo 1022 não associados com o tema proposto, 988 não respondiam a questão norteadora e 16 publicações estavam indisponíveis na íntegra, 41 artigos foram selecionados para avaliação e elegibilidade, 31 artigos não responderam o objetivo da pesquisa, e por fim 10 artigos foram incluídos na análise. Na fase 2 os entrevistados relataram identificar demandas de ansiedade, depressão e medo por parte dos usuários, encaminhando via chatbot para a equipe especializada em saúde mental dar seguimento ao acompanhamento, evidenciam que o chatbot foi fundamental para as orientações de saúde mental durante a COVID-19 e revelam ter ampliado o seu conhecimento acerca das tecnologias em saúde. Portanto, as tecnologias sem fio se revelaram úteis para as demandas de saúde mental, de modo que os profissionais de saúde puderam realizar o acompanhamento de pacientes efetivamente, além disso ressalta-se a necessidade de reflexões acerca da acessibilidade a serviços online e domínio do uso de tecnologias sem fio pela população.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-060


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Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Camilly Campos Vasconcelos, Elielza Guerreiro Menezes, Sônia Maria Lemos, Jessé David Nascimento da Costa , Gabriela Pinheiro de Andrade, Bruno Felipe Vargas Julião, Aline Gomes Sidrone, Amanda Silva Souza de Araujo, Jander Menezes Cavalcanti

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  • Camilly Campos Vasconcelos
  • Elielza Guerreiro Menezes
  • Sônia Maria Lemos
  • Jessé David Nascimento da Costa
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