Resumen
Objetivo: conhecer a tendência de teses e dissertações acerca das tecnologias cuidativo-educacionais utilizadas em Saúde da Criança por enfermeiros brasileiros. Método: Trata-se de um estudo de revisão narrativa. A busca foi norteada pela pergunta de revisão: Qual a tendência das teses e dissertações que foram desenvolvidas por enfermeiros brasileiros acerca das Tecnologias Cuidativo-educacionais utilizadas em Saúde da Criança? A busca dos dados ocorreu no mês de junho de 2024 no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de estratégias de busca distintas para cada fonte, envolvendo os descritores: enfermagem, “tecnologia educacional” e “saúde da criança” e seus termos alternativos. O quantitativo das buscas resultou em 315 estudos. Foram excluídos 12 estudos por não poderem ser aplicados no contexto das ações da Atenção Primária à Saúde e 267 que não respondiam ou não estavam relacionados à pergunta de revisão. 8 estudos duplicados, foram contabilizados apenas uma vez. Sendo assim, o corpus da pesquisa foi composto por 28 produções. Entre estas, correspondem a 24 dissertações e quatro teses. Resultados: As Tecnologias Cuidativo-educacionais utilizadas em Saúde da Criança concentraram-se na elaboração de instrumentos, seguido de cartilhas, websites, livretos, vídeos educativos, aplicativos, álbum seriado, ebook, confecção de brinquedo e cenários de simulação realística de situações que necessitam de atenção à criança. Pode-se observar que ainda existe a predominância de tecnologias produzidas com materiais educativos impressos, porém observa-se nos últimos anos a construção de materiais para utilização em forma online e de download, ratificando o atual cenário tecnológico no qual estamos inseridos. Considerações finais: Considera-se que tais tecnologias possibilitam acesso rápido e facilitado, podendo otimizar as ações de cuidado e de educação em saúde dos profissionais enfermeiros envolvidos com o cuidado das crianças. Sugere-se o desenvolvimento de novos estudos que abordem a temática, em prol do aperfeiçoamento constante das condutas de Enfermagem em Saúde da Criança, e que as tecnologias existentes sejam implementadas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.028-013