Resumen
Este artigo objetiva a evidenciação da importância da comunicação no ambiente organizacional interno e externo, juntamente das aplicações tecnológicas que podem auxiliar as empresas nesse processo. Portanto, inicia-se apresentando a importância da estrutura organizacional para a implementação de uma comunicação de excelência, após é evidenciado dois tipos de comunicação organizacional, a comunicação institucional que trata de um aspecto mais relacionado a processos internos e treinamento de pessoal para um melhor comportamento e comunicação, e a comunicação mercadológica que possui um maior foco na comunicação externa de forma que busca demonstrar uma melhor imagem das organizações para o mercado de forma a gerar benefícios. Em seguida, é demonstrado a importância do relacionamento entre a empresa e os indivíduos que a compõem e como essa relação poderá afetar as organizações e adiante é elencado os desafios para estabelecer uma comunicação organizacional de excelência, como o estabelecimento de boas relações e a forma de divulgar informações. Ao final é apresentado como as TDICs podem impactar nesse processo de comunicação de forma ampla, e é evidenciado alguns tipos de tecnologias e seus impactos específicos na comunicação, como a big data, computação em nuvem, realidade virtual e aumentada e inteligência artificial. Onde é possível concluir que a comunicação de excelência nas empresas é essencial e as tecnologias digitais são de extrema importância para a concretização desta, pois suas aplicabilidades vêm de encontro com as necessidades da comunicação organizacional. Este artigo utilizou de textos bibliográficos para a sua elaboração e se constitui de uma pesquisa exploratória.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.029-003