Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA ERA DA PÓS-VERDADE: REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS E EDUCAÇÃO

André Luiz Barriento

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro


Resumen

Este estudo discute os desafios enfrentados pela educação na Era da Pós-Verdade e das fake news, onde a disseminação de informações falsas e a relativização da verdade impactam diretamente a prática docente. O conceito de Pós-Verdade, caracterizado pela prevalência de crenças pessoais sobre fatos objetivos, desafia o papel tradicional do professor como mediador do conhecimento. A partir da teoria da complexidade de Edgar Morin e da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly, este estudo argumenta que a adoção de uma postura reflexiva é essencial para que os professores enfrentem os desafios impostos pela desinformação. Metodologias, como a Análise Textual Discursiva e a Pesquisa Narrativa, são propostas como ferramentas eficazes no sentido de desenvolver uma educação crítica. O texto também discute ainda a necessidade de reformular a formação docente e de integrar políticas públicas que promovam o pensamento crítico e a alfabetização digital, preparando os professores para lidar com as novas dinâmicas informacionais da sociedade contemporânea.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.027-007


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 André Luiz Barriento, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • André Luiz Barriento
  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro