Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Ensino da temática “humanização do cuidado” em cursos de graduação em enfermagem em universidades estaduais do Paraná

Ferraz MAA;
Azarias KGB;
Waner CG;
dos Santos MEC;
Giordani AT;
B. TAP

Marcela Aparecida Alvarez Ferraz

Késsia G. B. Azarias

Carolina Godoy Waner

Maria E. Caetano dos Santos

Annecy T. Giordani

Tatiane A. Phelipini B.


Resumen

Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem, frequentemente propõe reformas nas grades curriculares das Instituições de Ensino Superior sempre que são necessárias mudanças que despontem novas demandas e atualizações pertinentes para formação profissional de qualidade. Todavia, busca-se o rompimento com o mero cumprimento do exercício profissional para incorporar um ensino voltado para a real necessidade da sociedade e do mundo do trabalho. Possibilitando a formação de profissionais com visão holística no cuidado ao usuário em conformidade com a Política Nacional de Humanização. Objetivo: Analisar como o tema "Humanização do Cuidado" é proposto nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Graduação em Enfermagem das Universidades Estaduais do Paraná. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa de análise documental, com intuito constituir um corpus satisfatório, extenuando as pistas capazes de fornecer informações relevantes em relação à temática. A análise documental é um conjunto de operações intelectuais que visa à descrição e representação dos documentos de uma forma unificada e sistemática para facilitar a sua recuperação extraída da fonte original, permitindo a localização, organização e avaliação das informações contidas. Por fim, os dados coletados foram organizados em planilhas do Excel separados por abas, a fim de reunir os dados mais relevantes de forma concisa e objetiva para que sejam, posteriormente, discutidos os achados e resultados pertinentes ao objetivo da pesquisa. Resultado:A Análise Documental permitiu o aprofundamento na temática Ensino da Humanização devido  a sua característica de constituir um corpus satisfatório, esgotando todas as pistas capazes de fornecer informações relevantes em relação à temática. Assim, ao integrar a política de forma efetiva como base do ensino, cria-se um ambiente que favorece o desenvolvimento de um profissional com uma visão mais humana, ética e integrada tanto com as necessidades dos pacientes, quanto com a equipe de saúde. Conclusão: No entanto, para que se tenha profissionais com conhecimento a respeito da Humanização do Cuidado e possam de fato prestar um cuidado e uma assistência humanizada, é imprescindível de que durante sua formação tenham entrado em contato com a temática de modo teórico-prático, e que esse contato acontece durante toda a graduação.  Nesse sentido, contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de Enfermagem, e promover reflexões a respeito da inserção da Humanização na formação dos futuros enfermeiros de modo substancial, se justifica pelo fato de a prática humanizada contemplar o indivíduo de maneira holística, promovendo a prevenção, promoção, tratamento.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-041


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Marcela Aparecida Alvarez Ferraz, Késsia G. B. Azarias, Carolina Godoy Waner, Maria E. Caetano dos Santos, Annecy T. Giordani, Tatiane A. Phelipini B.

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Marcela Aparecida Alvarez Ferraz
  • Késsia G. B. Azarias
  • Carolina Godoy Waner
  • Maria E. Caetano dos Santos
  • Annecy T. Giordani
  • Tatiane A. Phelipini B.