Resumen
A atual evolução das plataformas de sequenciamento elevou a quantidade de informações geradas e reduziu drasticamente os preços. O uso destas tecnologias viabilizou o desenvolvimento de diversas ciências ômicas. Deste modo, a realização de experimentos in silico através da bioinformática, fornece informações básicas para várias análises ômicas, como genômica, transcriptômica, metabolômica, entre outras.
Essas análises são importantes principalmente quando o alvo do estudo é um microrganismo de interesse biotecnológico, agropecuário ou ambiental, como é o caso da Brucella abortus, uma bactéria Gram negativa, imóvel com ausência de flagelos, não capsulada, não formadora de esporos, aeróbia, considerada um patógeno intracelular facultativo e cujo cultivo é considerado complexo.
Assim, o objetivo deste projeto é analisar os genomas completos de Brucella abortus disponíveis em banco de dados, através de abordagens de bioinformática, para caracterizar o perfil de resistência, evolução e mecanismos de virulência e patogenicidade.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-033