Resumen
O artigo demonstra, através da prática de um projeto de TCC, a importância das Escolas Técnicas firmarem parcerias com empresas da cidade onde os alunos possam desenvolver projetos para, através de estudos sobre situações-problema que a empresa possa ter, propor soluções que a ajudem a neutralizar ou minimizar estes empasses. Demonstra também que a vivência dos alunos do Ensino Médio e Técnico nas atividades administrativas de uma empresa proporciona competências significativas nos alunos para atuarem no mercado de trabalho, a partir de um projeto de TCC com foco na Qualidade de Vida dos funcionários da empresa parceira visando a melhoria e aumento na produtividade. O projeto foi realizado com alunas do Ensino Técnico Integrado ao Médio em Administração da Etec de Itararé, através do componente de Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, relacionando conhecimentos teóricos e práticos de Gestão de Pessoas e Educação Física, da Base Comum do Ensino Médio, além de parceria com o curso de Nutrição e Dietética e com a empresa Fort Paletes de Itararé. Com os resultados obtidos, pode-se perceber a importância de práticas pedagógicas aplicadas fora do ambiente escolar junto à empresas parceiras, aproximando os alunos do mercado de trabalho antes mesmo de concluírem o ensino médio, para que desenvolvam competências essenciais para seu sucesso profissional.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-023