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A educação comunitária para a saúde como estratégia de prevenção da mortalidade materna nos centros de saúde da cidade de Nampula

Francois Kisumbule Biombe

Alice Albertina Nhamposse

Silvia Rosa Nascimento

Ausentina Olga Simoco Laissone Biombe

Bampende Melissa Kisumbule


Resumen

O estudo debruça-¬se sobre a educação comunitária para a saúde como estratégia de prevenção da mortalidade materna. Tem como o objectivo geral: de compreender o decurso da educação comunitária para a saúde como estratégia de prevenção da mortalidade materna nos centros de saúde da cidade de Nampula. De modo específico descreveu-se as características demográficas das gestantes; identificou-se as estratégias e conteúdos de educação para prevenção da mortalidade materna nos centros de saúde; Caracterizou-se as atitudes e comportamentos manifestados pelas mulheres durante o período pré-natal, na sequência da educação comunitária para a saúde sobre a prevenção de mortalidade materna nos centros de saúde da cidade de Nampula; Identificou-se tambem factores que influenciam na educação comunitária para a prevenção de mortalidade materna nos centros de saúde da cidade de Nampula. A questão de pesquisa que orientou o estudo procurou perceber como decorrem as actividades de educação comunitária para a saúde, sobre a prevenção da mortalidade materna nos Centros da cidade de Nampula. Tratou-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo, exploratório realizado na cidade de Nampula, nos Centros de Saúde Y, Z e Hospital Geral X. Participaram no estudo 391 pessoas, sendo 18 enfermeiras e 373 mulheres gestantes. Para colectar os dados recorreu-se ao questionário, à entrevista semi-estruturada e à observação. Os resultados mostram que a educação comunitária para a saúde sobre a prevenção de mortalidade materna nas Unidades Sanitárias da cidade de Nampula, decorre por três métodos: Aconselhamento individual/ Educação Centrada na Pessoa, método clínico centrado na doença/ consulta clínica e Palestras colectivas. A estratégia que as enfermeiras mais usam nas consultas pré-natais é Educação Centrada na Pessoa/método clínico centrado na pessoa.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.025-024


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Derechos de autor 2024 Francois Kisumbule Biombe, Alice Albertina Nhamposse, Silvia Rosa Nascimento, Ausentina Olga Simoco Laissone Biombe, Bampende Melissa Kisumbule

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