Resumen
Durante as últimas décadas, houve um aumento significativo no número de casos de Transtorno do Espectro Autista(TEA). As crianças diagnosticadas com autismo apresentam necessidades e padrões de comportamento singulares, incluindo dificuldades na comunicação, limitações na interação social, desinteresse por atividades sociais e frequentemente um temperamento instável. Isso demanda compreensão e dedicação contínua daqueles que convivem com elas. O objetivo deste estudo é investigr os elementos essenciais relacionados ao diagnmóstico, tratamento e o impacto do TEA nas dinâmicas familiares. Esta pesquisa é descritiva, com análise qualitativa e dados coletados por meio de um questionário respondido por 11 familiares. Os resultados indicam que muitas familias inicialmente negam os sintomas apresentados por seus filhos, o que retarda a busca por ajuda mpedica. Além disso, a aceitação do diagnóstico é frequentemente um processo desafiador, afetando diversos sentimentos e a estrutura familiar. Entretanto, o conhecimento adquirido sobre o transtorno permite que as famílias se envolvam em terapias que contribuem para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, observa-se um movimento em que as famílias buscam suporte e a sociedade se mobiliza para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.024-012