Resumen
Objetivou-se discutir o processo de ensino e treinamento da tática no handebol, afim de possibilitar um modelo de jogo para o ensino desse esporte. Trata-se de uma revisão narrativa de caráter descritiva e exploratória, sobre o handebol no que concerne ao uso dos elementos táticos. Foram utilizadas as bases de dados do Bireme, Pubmed, Scielo e SPORTDiscus. O período de busca dos estudos foi de 2013 a 2023. Foram encontrados 1.142 estudos, após análise destes 241 ficaram elegíveis e apenas 19 conseguiram se adequar aos critérios da pesquisa. Destaca-se que os treinos não devem estar baseados apenas em métodos tradicionais de ensino e treinamento. A partir da análise realizada com este estudo, a aprendizagem dos fundamentos táticos defensivos e ofensivos no handebol, facilita o processo de ensino-aprendizagem-treinamento da modalidade, propiciando uma possível construção de um modelo de jogo.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.026-004