Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Ressignificação de métodos de ensino de matemática em tempos de pandemia

Corrêa EM;
Júnior JMSL;
Costa JFS;
de Almeida RGC

Eder Mendes Corrêa

José Maria dos Santos Lobato Júnior

José Francisco da Silva Costa

Raimundo das Graças Carvalho de Almeida


Resumen

Por muito tempo a educação escolar foi pautada na figura do aluno e do professor, sendo exercida presencialmente e estabelecida pela interação desses sujeitos no espaço da escola, tendo como finalidade a aprendizagem. No início do ano de 2020, a pandemia alterou essa relação de ensino no Brasil ao serem dispostas pelos Governos medidas de isolamento social que acarretaram na suspensão das aulas presenciais. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou apreender de que maneira ocorreu a ressignificação dos métodos de ensino de matemática em tempos de aulas remotas, nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Mariuadir Santos, localizada no município de Abaetetuba-PA. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, na modalidade fenomenológica, com os métodos e procedimentos amparados nas respostas dos sujeitos, que se direcionaramaos impactos relacionados à disciplina de matemática pelo surto pandêmico, sobretudo os relativos às adaptações dos métodos utilizados pelos docentes dessa matéria a fim de atender da melhor maneira os educandos, para poder dar continuidade ao ano letivo. Dessa maneira, constatamos que a modificação abrupta no sistema de ensino desvelou variados desafios, seja pela dificuldade dos educandos em conseguir ter acesso às tecnologias, ou pela carência de internet e até mesmo pela falta de interação entre professor e aluno, fazendo com que o celular e a presença dos pais e responsáveis ganhe também novos significados para o campo educacional.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-071


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2023 Eder Mendes Corrêa, José Maria dos Santos Lobato Júnior, José Francisco da Silva Costa, Raimundo das Graças Carvalho de Almeida

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Eder Mendes Corrêa
  • José Maria dos Santos Lobato Júnior
  • José Francisco da Silva Costa
  • Raimundo das Graças Carvalho de Almeida