Resumen
Introdução: Este relato de caso descreve uma rara ocorrência de meningite causada por Providencia rettgeri em um paciente presidiário. Providencia rettgeri é uma bactéria Gram-negativa que raramente causa meningite, sendo mais comumente associada a infecções urinárias e septicemia em pacientes imunocomprometidos. (1)
Apresentação do Caso: Homem, 29 anos, privado de liberdade, sem comorbidades. Início há 21 dias de otalgia, febre e otorreia, com uso prévio de Ceftriaxona + Oxacilina, sem melhora. Admitido devido a prostração há 02 dias, confusão mental e rebaixamento do nível de consciência. Ao exame físico evidenciado rigidez de nuca, ECG 9, otoscopia à esquerda com secreção purulenta e membrana timpânica opaca com perfuração central de 10%. Realizado TC sugestiva de otomastoidite. Além de área de erosão óssea no aspecto póstero-medial da mastóide ipsilateral, com comunicação com o hemisfério cerebelar determinando edema periférico. Realizado coleta de líquor, escalonado antibioticoterapia para Vancomicina + Meropenem, iniciado corticoterapia e encaminhado para mastoidectomia simples à esquerda. Foi identificado em cultura do abscesso crescimento de Providencia Rettgeri. Discutido com CCIH optado por manutenção de antibioticoterapia devido a gravidade clínica do paciente e sugerido controle liquórico semanal para determinação de tempo de tratamento. Após 28 dias de tratamento, evoluiu com melhora de padrão liquórico, porém evoluiu com bicitopenia. Após 3 dias do término do tratamento, o hemograma apresentou melhora, paciente não apresentou sequelas motoras ou neurológicas, recebeu alta hospitalar com seguimento ambulatorial.
Comentários: Providencia spp. é um gênero composto por cinco espécies. No cenário clínico, P. stuartii é mais comumente vista em pacientes. A maioria das cepas de P. rettgeri exibem propriedades patogênicas semelhantes às de P. stuartii. Em revisão de literatura há uma escassez de dados sobre infecção de SNC em humanos pela espécie P. rettgeri (2). Privados de liberdade muitas vezes são expostos a ambientes insalubres que podem predispor risco de contaminação por patógenos atípicos. Reforçamos a importância da coleta de culturas para aumentar nosso conhecimento a respeito desse patógenos nessa população e de seus perfis de resistência, para assim otimizarmos as condutas perante a casos atípicos como este relatado. (3)
Conclusão: Este caso destaca a importância de considerar Providencia rettgeri como um patógeno potencial em casos de meningite, especialmente em populações de risco como presidiários, abrindo o horizonte para populações de risco para essa infeccao. A identificação precoce e o tratamento apropriado são cruciais para um desfecho favorável, além de a necessidade de mais estudos sobre a bactéria.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-026