Resumen
Este trabalho acadêmico abrange as neurociências, as altas habilidades e a superdotação. Tem como objetivo apresentar uma revisão que integra áreas envolvendo as neurociências do comportamento e da cognição, e sua contribuição para os bem-dotados, podendo ser útil para os educadores no campo das altas habilidades e superdotação. O presente estudo se justifica pelo fato de que, apesar do atendimento aos alunos bem-dotados ser polêmico e a identificação dos mesmos ser difícil, a Resolução nº 4 do Brasil (2009) institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, na modalidade de educação especial, que abrange alunos com altas habilidades e superdotação. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão narrativa. Enfatiza-se que um educador que se aventure pelas neurociências e conheça o funcionamento cerebral passa a exercer seu trabalho de forma mais significativa e eficiente, considerando que é possível relacionar determinadas evidências neurocientíficas com as bases teórico-pedagógicas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.018-012