Resumen
Objetivo: identificar o nível das habilidades comunicativas de crianças com cardiopatia congênita submetidas a cirurgias cardíacas, corretivas ou não, através do protocolo de observação comportamental – PROC.
Métodos: Trata-se de um estudo observacional analítico com abordagem quantitativa. Os participantes da pesquisa foram 15 crianças com cardiopatia congênita, submetidas a algum tipo de cirurgia cardíaca, que se encontravam na faixa etária de 24 a 48 meses, e estavam internadas na unidade de pediatria ou em atendimento médico ambulatorial no Hospital do Coração de Messejana Dr.Carlos Alberto Studart Gomes, sendo excluídas aquelas que apresentavam alguma síndrome associada. Para a coleta de dados, utilizaram- se dois instrumentos, o Protocolo de Observação Comportamental (PROC), já validado, e um questionário para traçar o perfil sociodemográfico da criança e seu responsável. A estatística descritiva foi adotada para a análise de dados.
Resultado: Crianças com cardiopatia congênita submetidas a procedimentos cirúrgicos, possuem alteração no processo de aquisição da linguagem, estando a maioria, na fase sensório motora inicial.
Conclusão: O presente trabalho foi promissor à medida que nos possibilitou compreender e identificar os atrasos no desenvolvimento linguístico ocasionado pela cardiopatia, facilitando a realização de encaminhamento para intervenção precoce, no intuito de ao detectar, prevenir ou minimizar os comprometimentos dos aspectos linguísticos.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.012-060