Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Indicadores antropométricos do estado nutricional de crianças da educação infantil

Serpa IA;
Costa KLB;
Truccolo AB

Ivana Almeida Serpa

Kati Luzaine Bardim Costa

Adriana Barni Truccolo


Resumen

O conhecimento do perfil de crescimento e desenvolvimento de crianças cuidadas em creches permite à implementação de ações de promoção da saúde e prevenção da doença, contribuindo para o delineamento de políticas públicas, articulação intersetorial e conscientização da população, proporcionando à criança atingir um desenvolvimento sadio e harmonioso. O objetivo do estudo foi avaliar os indicadores neuroantropométricos do estado nutricional de pré-escolares.. Estudo Epidemiológico Transversal realizado em 13 creches localizadas em bairros periféricos de município da fronteira oeste do RS, com 530 crianças, 277 meninas e 253 na faixa etária entre um e cinco anos de idade. As variáveis antropométricas aferidas foram o peso, a estatura, e o perímetro cefálico das crianças. O teste utilizado para verificar relação entre o perímetro cefálico e o peso foi o Teste de Correlação de Pearson, a um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram forte correlação positiva entre o peso e a estatura das crianças indicando que as crianças mais altas possuíam os maiores pesos, o que está de acordo com as tabelas normativas da Organização Mundial de Saúde. Também se constatou forte correlação positiva entre o perímetro cefálico e o peso, o que corrobora com o esperado na literatura especializada. Conclui-se que os indicadores neuroantropométricos do estado nutricional, tais como peso, estatura e perímetro cefálico são medidas que retratam o estado de saúde da criança e que sua avaliação periódica deveria ser adotada nas escolas a fim acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.014-007


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Ivana Almeida Serpa , Kati Luzaine Bardim Costa , Adriana Barni Truccolo

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Ivana Almeida Serpa
  • Kati Luzaine Bardim Costa
  • Adriana Barni Truccolo