Resumen
A temática ciência, tecnologia e sustentabilidade cada vez mais fazem parte dos conteúdos dos currículos a serem trabalhados na educação de acordo com a realidade de cada unidade escolar. É de grande importância para o desenvolvimento das habilidades dos alunos que as Unidades Escolares trabalhem temas relacionados à natureza, promovendo atividades sustentáveis na Educação Infantil. O acesso à tecnologia pode propiciar o conhecimento aos temas desenvolvidos por meio de experiências vivenciadas desde cedo. Neste sentido, o presente estudo buscou refletir sobre as observações da professora em sua prática pedagógica aplicada no contexto da Educação Inclusiva. Uma educação inclusiva pode ser entendida como uma educação compreensiva e consciente, na qual a tecnologia oferece possibilidades para uma educação mais acessível. Dessa forma, os alunos da Educação Infantil podem adquirir conhecimento e conscientização sobre os temas relacionados ao meio ambiente, adotando atitudes diárias de respeito ao ambiente e práticas sustentáveis. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir tecnologia e sustentabilidade na etapa da educação infantil atrelada a ludicidade como prática pedagógica na qual a tecnologia pode e deve contribuir para a preservação do meio ambiente, para o uso consciente dos recursos naturais e para práticas sustentáveis no processo do desenvolvimento das habilidades dos alunos em turmas regulares com inclusão.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-028