Resumen
A metaparentagem é definida como um conjunto de processos encobertos que resultam em uma compreensão mais abrangente da parentalidade, de modo que a metaparentagem con-siste em pensar ou refletir a respeito das próprias práticas parentais. O estudo objetivou anali-sar as produções científicas acerca da análise cultural dos pais e influência no exercício da metaparentagem, assim como identificar as crenças parentais e relevância no comportamento infantil. Trata-se de uma revisão integrativa, cujos dados foram obtidos a partir da temática e de seus principais descritores, sendo estes encontrados na plataforma Descritores em Ciên-cias da Saúde, em bases comumente utilizadas na área de pesquisa científica, como MEDLI-NE, LILACS, Base de dados de Enfermagem, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Constatou-se que não existe uma fórmula mágica para uma sociedade inclusiva e parental, mas quando bem direcionadas pelos desafios impostas às políticas públicas são fundamentais nessa construção cultural. Conclui-se que a associação entre a análise cultural e a metapa-rentagem exerce influência significativa no comportamento infantil, contribuindo para o desen-volvimento emocional e cognitivo das crianças. Além disso, as novas configurações familiares envolvem a disseminação de valores sociais que precisam de maior sensibilização e apoio por parte da sociedade. Sendo assim, é necessário que haja pesquisas acerca da temática, bus-cando compreender os mecanismos que favorecem o crescimento infanto-juvenil.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.006-035