Resumen
O presente estudo tem como objetivo: identificar estudos sobre saúde do trabalhador da educação e as situações de vulnerabilidade e adoecimento vivenciadas no cotidiano escolar durante a Pandemia da Covid 19 até o retorno da presencialidade . Ademais, busca, ainda, problematizar e discutir as questões relacionadas à promoção da saúde do professor no contexto escolar, na perspectiva de construção de políticas públicas, com foco na saúde do professor. Para isso, foi utilizado o referencial das políticas de saúde, Política Nacional de Promoção da Saúde e Educação e da Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo de construção do estado do conhecimento realizado nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Resultados: Os resultados indicam que a sobrecarga horária de trabalho, cobranças externas, estresse, pouco domínio das ferramentas tecnológicas, abalos psicológicos e falta de convívio com colegas imposta pelo contexto pandêmico impacta o bem-estar físico, mental e psicológico do professor, desenvolvendo ansiedade e Síndrome de Burnout. Conclusão: A pesquisa contribui para evidenciar fatores que levam os docentes ao adoecimento, tornando-o vulnerável e diante desses resultados. É preciso planejar ações para melhorar a qualidade de vida e promoção de saúde e bem-estar desses profissionais.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-025