Resumen
O objetivo deste trabalho é a experimentação de um modelo instrucional baseado em discriminação perceptiva para o ensino de conceitos em design. O processo de desenvolvimento deste modelo se baseou no entendimento de como se estabelece a relação pedagógica entre professores e estudantes de design na busca por expertise na área e, com isso, propor um modelo didático-pedagógico capaz de auxiliar no processamento da informação, de forma a potencializar a formação de novos profissionais baseada em um sistema educacional integrado. Este trabalho está inserido no ensino do design e, por consequência, na educação. Seu enfoque é dedicado ao uso de recursos da tecnologia educacional em situações pedagógicas dentro dos cursos de bacharelado em design. Os critérios de partida selecionados, contextualizam seu desenvolvimento e implementação, em parâmetros recentemente testados e apresentados pela ciência do aprendizado e ciência cognitiva, com principal interesse na utilização da discriminação perceptiva. Entende-se que o modelo pode potencializar o ensino do design por permitir maior dinâmica, flexibilidade e integração tecnológica, principalmente nos primeiros anos de curso; os resultados das experimentações em leigos, sem conhecimento no tema demonstram como a tecnologia foi bem sucedida neste aspecto. Os resultados corroboram com a ideia de otimização do processo e, com isso, seria capaz de reduzir o tempo necessário para o cumprimento pedagógico em determinadas fases do ensino; os resultados da aplicação em curso livre aplicado à distância e também utilizados com estudantes de design de curso regular corroboram com este apontamento. O protocolo aplicado favorece o avanço tecnológico no tocante da busca pelo melhoramento contínuo do ensino em sua totalidade; os módulos, após construídos, são de fácil reaplicação, com ajustes simples, propiciando a evolução contínua do modelo, seja na atualização de conteúdo, ajuste de elogios e feedbacks, ou até mesmo ampliação de programa didático.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-024