Resumen
Na atualidade tanto a sociedade quando o governo solicita cada mais produtividade por parte dos professores do ensino superior, gerando cansaço excessivo e, consequentemente, comprometendo a sua saúde física e mental. Nesse sentido, é importante conhecer o contexto atual que os professores de universidades públicas se deparam na sua vida profissional. O objetivo desse trabalho foi fazer um levantamento sobre a formação e o trabalho docente nas universidades públicas. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais democratizou o acesso ao ensino superior no Brasil, todavia, houve uma maior demanda de formação e práticas pedagógicas eficientes que facilitassem a aprendizagem do aluno e não apenas reproduzisse conteúdo, como no ensino tradicional que ainda perdura nos dias atuais. Também, observa-se que os docentes têm rotinas desgastantes e salários devassados, junto de uma enorme cobrança por produtividade, desenvolvendo então atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de por vezes participar em comissões e cargos administrativos. Logo, faz-se necessário e urgente a compreender a real situação da formação e o trabalho dos docentes nas instituições federais, a fim de embasar a tomada de decisões mais assertivas no que tange a educação superior, para que assim possa contar com trabalhadores qualificados e satisfeitos, no qual promovam uma educação libertadora e contribuam para o desenvolvimento do país.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-021