Resumen
A moda trata-se de algo que vai além do que cobrir o corpo, ela transmite a relação do indivíduo com a sociedade e a sua percepção individual dos acontecimentos de diferentes contextos, ambientais, sociais, religiosos e políticos. O estudo tem como objetivo verificar a percepção de mulheres, ≥35 anos com relação a influência da globalização no comportamento do consumo e acessibilidade a moda e beleza nas décadas de 80, 90 e também “milênios” (2000 - 2023); e assim compreender como as pessoas que residem na cidade Santo Antônio do Monte - MG percebem moda em cada um desses tempos. Trata-se de um estudo transversal de caráter quali-quantitativo. Inicialmente, 133 indivíduos responderam ao questionário formulado na plataforma Google Forms; após tabulação dos resultados no software Excel 2018, 127 indivíduos com idade média 44,77 (±8,05) anos foram analisados e reportados após seguirem os critérios de exclusão. De forma geral, o processo de globalização influenciou positivamente a percepção, desejo e consumo das mulheres de Santo Antônio do Monte - MG, onde pode-se perceber também que quanto mais informações disponíveis se tem, maior é a procura por moda, tendências de cabelo e maquiagem. Sugere-se que mais estudos sejam realizados a fim de salientar o quão importante se faz compreender como os contextos políticos, econômicos, sociais e ambientais podem influenciar na moda, consumo, acessibilidade, desejo e percepção de mulheres, e públicos de forma geral de cidades do interior.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-008