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Educação para a paz e Educação Física: Práticas inclusivas associadas aos valores no Ensino Fundamental I

Kaiut JP;
Dias JRQ;
Filho NAS;
Tavares CP

João Paulo Kaiut

Juliane Rocio Quirino Dias

Nei Alberto Salles Filho

Carolina Paioli Tavares


Resumen

A Educação Física tem função primordial na inclusão escolar, promovendo diversidade cultural e interação entre os alunos através de práticas corporais variadas, capaz de desenvolver habilidades físicas, a disciplina pode abordar de forma prática os valores humanos, os valores olímpicos e paralímpicos, indo além do aspecto físico e contribuindo para uma educação inclusiva e holística. Rever a prática, buscar novas estratégias pedagógicas é essencial para o processo de ensino-aprendizagem em busca de um ambiente inclusivo. O presente relato teve como objetivo aplicar atividades pedagógicas inclusivas nas aulas de Educação Física que visem os valores humanos sob a ótica da Educação para a Paz. Para Callado (2004) a educação para a paz é um processo contínuo de educação de valores, que se manifestam através do comportamento das pessoas ou grupos sociais. A prática pedagógica caracteriza-se, quanto aos fins, como de caráter exploratório e qualitativo, para tanto utilizou-se como referencial bibliográfico os seguintes temas de estudos: Modalidades Paralímpicas; Valores Paralímpicos; Valores Humanos; Jogos Cooperativos. Este trabalho foi desenvolvido nas as aulas de Educação Física em duas escolas distintas. A primeira sendo a Escola Profª. Zahira Catta Preta Mello e contou com prática de maneira inclusiva, baseado no ensino colaborativo, aplicando-se os conteúdos dos componentes curriculares voltados de maneira transversal aos valores humanos sob a ótica da educação para a paz e atividades. Para os alunos do 1º ciclo as práticas foram: atletismo paralímpico, bocha adaptada. Já os alunos do 2º ciclo vivenciaram a unidade temática esportes através do basquetebol em cadeira de rodas, goalball, handebol em cadeira de rodas, voleibol sentado e confecção de cartazes. Na segunda escola, Escola Dona Dilma Mafra, aplicou-se a quatro turmas de 5º ano do ensino fundamental, atividades de jogos e brincadeiras com enfoque no aspecto cooperativo, bem comum da equipe, amizade, respeito e excelência. Além de atividades de esportes adaptadas com regras que permitissem enfatizar os valores educacionais, como alegria do esforço, jogo limpo, busca pela excelência, e respeito pelos outros. A presente pesquisa trouxe através a prática na Educação Física a visão do desenvolvimento do aluno além das capacidades intelectuais, ampliando a discussão sobre os valores humanos e educacionais, no viés da Educação para a Paz, no tocante de enxergar o aluno como ser em evolução e valorizar os sentimentos e emoções, levando em consideração que a educação se realiza em diferentes instâncias. Contudo, conclui-se que os alunos neste período vivenciaram as modalidades esportivas e compreenderam a importância da colaboração, cooperação e valores humanos para uma sociedade mais inclusiva promovendo a educação para a paz.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-003


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Derechos de autor 2024 João Paulo Kaiut , Juliane Rocio Quirino Dias , Nei Alberto Salles Filho , Carolina Paioli Tavares

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