Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Inclusão escolar: O papel da gamificação como mecanismo educativo para alunos com deficiência

Filho TAG;
Santos JLDM;
Melo RJ;
Marques FRV;
Marques LHSC;
Lima LAT;
Bissaro DZ;
Chagas AM;
Rodrigues CP;
Silva LHP;
Sanches RSA;
França LN

Teodoro Antunes Gomes Filho

José Leonardo Diniz de Melo Santos

Rafael José de Melo

Francisco Roldineli Varela Marques

Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques

Lays Adryéllen Tavares de Lima

Débora Zago Bissaro

Alexandre Meneses Chagas

Charles Portos Rodrigues

Luciano Henrique Pereira da Silva

Rosineia dos Santos Aragão Sanches

Lucas Negreiros França


Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel da gamificação como mecanismo educativo para alunos com deficiência. A pesquisa caracterizou-se como uma revisão integrativa de literatura.Os dados foram coletados por meio de buscas nos bancos de dados do Google Acadêmico e Scielo, utilizando critérios de inclusão, palavras-chave específicas e descritores de busca AND e OR. Como resultado, foi possível constatar que a gamificação emerge como uma ferramenta promissora na promoção da educação inclusiva, especialmente para alunos com deficiência, ao oferecer uma abordagem educativa acessível e envolvente. A implementação de jogos direcionados demonstra aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, contribuindo para uma educação personalizada e inclusiva. No entanto, sua eficácia está intrinsecamente ligada à qualidade da educação inclusiva fornecida pelas instituições educacionais, enfatizando a necessidade de formação adequada dos professores e de um ambiente escolar acolhedor. Apesar do reconhecimento de seu potencial, a escassez de estudos sobre sua aplicação na educação especial inclusiva destaca a necessidade de mais investigações e publicações acadêmicas, ressaltando a importância contínua do desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas e eficazes, especialmente na utilização da gamificação, para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-064


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Teodoro Antunes Gomes Filho, José Leonardo Diniz de Melo Santos, Rafael José de Melo, Francisco Roldineli Varela Marques, Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques, Lays Adryéllen Tavares de Lima , Débora Zago Bissaro, Alexandre Meneses Chagas, Charles Portos Rodrigues , Luciano Henrique Pereira da Silva , Rosineia dos Santos Aragão Sanches , Lucas Negreiros França

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Teodoro Antunes Gomes Filho
  • José Leonardo Diniz de Melo Santos
  • Rafael José de Melo
  • Francisco Roldineli Varela Marques
  • Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques
  • Lays Adryéllen Tavares de Lima
  • Débora Zago Bissaro
  • Alexandre Meneses Chagas
  • Charles Portos Rodrigues
  • Luciano Henrique Pereira da Silva
  • Rosineia dos Santos Aragão Sanches
  • Lucas Negreiros França