Resumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel da gamificação como mecanismo educativo para alunos com deficiência. A pesquisa caracterizou-se como uma revisão integrativa de literatura.Os dados foram coletados por meio de buscas nos bancos de dados do Google Acadêmico e Scielo, utilizando critérios de inclusão, palavras-chave específicas e descritores de busca AND e OR. Como resultado, foi possível constatar que a gamificação emerge como uma ferramenta promissora na promoção da educação inclusiva, especialmente para alunos com deficiência, ao oferecer uma abordagem educativa acessível e envolvente. A implementação de jogos direcionados demonstra aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, contribuindo para uma educação personalizada e inclusiva. No entanto, sua eficácia está intrinsecamente ligada à qualidade da educação inclusiva fornecida pelas instituições educacionais, enfatizando a necessidade de formação adequada dos professores e de um ambiente escolar acolhedor. Apesar do reconhecimento de seu potencial, a escassez de estudos sobre sua aplicação na educação especial inclusiva destaca a necessidade de mais investigações e publicações acadêmicas, ressaltando a importância contínua do desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas e eficazes, especialmente na utilização da gamificação, para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-064