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O papel da gamificação para a inclusão escolar de alunos com deficiência

Caldas RD;
Rodrigues RF;
Fermin TS;
Mosqueira JM;
Castro IA;
Leite FL;
Nery IO;
Anjos EF;
Lima RP;
Cruz JP;
Souza MA;
Silva GPG

Reinaldo Dias Caldas

Riverson Ferreira Rodrigues

Tharik de Souza Fermin

Jaime Martins Mosqueira

Ibanes Alves Castro

Fabiane Lemos Leite

Iranildo de Oliveira Nery

Elivaldo Francisco dos Anjos

Reizivaldo Pereira de Lima

Jair Pereira da Cruz

Marcos André de Souza

Gustavo Perroni Gomes da Silva


Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções docentes sobre o papel da gamificação para a inclusão escolar em uma escola pública brasileira. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com 13 professores. A análise das percepções dos professores sobre o papel da gamificação na inclusão escolar revela sua aceitação como uma ferramenta promissora para estimular o envolvimento dos alunos, especialmente aqueles com deficiência. A capacidade da gamificação de transformar o ambiente de aprendizagem em um espaço dinâmico e motivador é destacada como fundamental para promover uma educação mais inclusiva e centrada no aluno. Os relatos dos professores enfatizam não apenas a eficácia da gamificação em promover a participação ativa dos alunos, mas também sua capacidade de adaptar o ensino às necessidades individuais de cada estudante, garantindo que todos se sintam valorizados e incluídos no processo educacional. Além disso, a percepção de que os elementos lúdicos da gamificação tornam a aprendizagem mais acessível e interessante ressalta sua importância na superação de barreiras de aprendizagem e na promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Dessa forma, os professores reconhecem a gamificação como uma estratégia eficaz para promover uma educação mais personalizada, centrada no aluno e inclusiva, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de cada aluno e para uma experiência educacional mais satisfatória e eficaz para todos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-063


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Derechos de autor 2024 Reinaldo Dias Caldas, Riverson Ferreira Rodrigues, Tharik de Souza Fermin, Jaime Martins Mosqueira , Ibanes Alves Castro, Fabiane Lemos Leite , Iranildo de Oliveira Nery, Elivaldo Francisco dos Anjos, Reizivaldo Pereira de Lima, Jair Pereira da Cruz , Marcos André de Souza , Gustavo Perroni Gomes da Silva

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  • Reinaldo Dias Caldas
  • Riverson Ferreira Rodrigues
  • Tharik de Souza Fermin
  • Jaime Martins Mosqueira
  • Ibanes Alves Castro
  • Fabiane Lemos Leite
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  • Elivaldo Francisco dos Anjos
  • Reizivaldo Pereira de Lima
  • Jair Pereira da Cruz
  • Marcos André de Souza
  • Gustavo Perroni Gomes da Silva