Resumen
Este estudo tem como objetivo analisar as situações e demandas vivenciadas pelos gestores escolares de escolas públicas, que atuam na Coordenadoria Regional de Tubarão (CRE) de Santa Catarina (SC), a fim de contribuir para a melhoria da sua saúde emocional. Buscando identificar as responsabilidades da função e sua importância para a melhoria na qualidade da educação escolar em sua comunidade. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem exploratória, através de levantamento bibliográfico e documental, com entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores da CRE de Tubarão/SC. Diante das informações apuradas por esta pesquisa, foi possível compreender que o gestor escolar assume um papel significativo no contexto escolar e que o seu desempenho repercute consideravelmente na melhoria, ou não, do ensino ofertado, bem como, na promoção da aprendizagem dos estudantes e em todos os aspectos de seu desenvolvimento e na formação de um ambiente educacional favorável ao ensino. As discussões apresentadas demonstram a complexidade dos aspectos que envolvem a administração dos espaços educacionais de forma democrática e participativa. Conclui-se que os gestores participantes deste estudo, mesmo diante dos desafios de suas atribuições e responsabilidades depositadas na função de gestor escolar, não medem esforços para realizar um trabalho de excelência, que se dá mediante a busca constante de melhoria no ensino ofertado e no entrosamento com toda a comunidade escolar com o objetivo de melhorar a educação. Concluiu-se que, necessariamente a função exige dos gestores capacidade de lidar com pressão, conhecimento estratégico, e resolução de conflitos, porém entende-se que a falta de suporte profissional afeta sua saúde emocional e sua vida pessoal. Este estudo é de extrema relevância, pois um gestor desmotivado, dificilmente conseguirá motivar sua equipe. E ações devem ser pensadas pela coordenadoria no sentido de minimizar a sobrecarga de trabalho do gestor para uma melhor qualidade no processo educacional.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-002