Resumen
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência referente à implantação e gestão do serviço de Terapia Intensiva no interior do Ceará em decorrência da COVID 19, no período de março a agosto de 2020. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. , onde a unidade de terapia intensiva deparou-se com uma nova realidade de atendimento, bem como com a seleção e capacitação imediata da equipe multiprofissional. A estruturação e organização do serviço de internação e tratamento de pacientes incluiu a incorporação de novas tecnologias, a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual, a conscientização sobre o isolamento de área então crítica para a circulação de pessoas, a concomitante
seleção e treinamento da equipe que prestaria atendimento a esses pacientes. Ressalta-se que ações voltadas à
educação continuada em saúde foram fundamentais para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, fortalecendo a prática segura da crescente demanda de profissionais para atuação em UTIs. Essa realidade tem destacado alguns aspectos importantes no contexto da equipe de saúde brasileira, como o número inadequado de profissionais, os baixos salários e as condições de trabalho inadequadas. Assim, com o objetivo de orientar a assistência prestada com excelência, este estudo mostra a importância de um serviço pautado por base técnica científica, a relevância da capacitação e da integração da
equipe multidisciplinar e fortalece a percepção da necessidade de implementar e gerenciar um serviço baseado em evidências para se beneficiar de ferramentas de gestão, tecnologias e conhecimentos no cuidado de pacientes com COVID-19.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.005-015