Resumen
O objetivo deste estudo foi construir e validar o instrumento de avaliação para a análise dos artigos submetidos à Revista Meta: Avaliação, com vistas à aprovação e posterior publicação. O processo de revisão de artigos por pares é fundamental para a manutenção dos periódicos científicos, pois a qualidade dos pareceres dos especialistas embasa a legitimidade da pesquisa apresentada pelos autores e a confiabilidade do trabalho a ser publicado. Foi utilizada a abordagem centrada em especialistas, pois a adaptação do instrumento de avaliação exige um conhecimento consistente sobre o processo de revisão por pares adotado pelo periódico. O estudo foi desenvolvido em seis etapas. A primeira focalizou revisão bibliográfica sobre o tema revisão por pares. Na segunda, as orientações e diretrizes do Committee on Publication Ethics e das editoras comerciais Wiley, Elsevier, Springer Nature, Taylor & Francis e Sage compuseram o referencial teórico. Na terceira etapa foram selecionados e adaptados aspectos relevantes do referencial junto com o formulário de avaliação utilizado pela Revista Meta: Avaliação, e elaborada uma lista de verificação contendo categorias e indicadores da avaliação. Na quarta, foi construído um instrumento para a validação técnica e de conteúdo da lista de verificação. Na quinta, a lista de verificação foi validada por quatro especialistas em avaliação, membros da equipe editorial do periódico. Esses especialistas consideraram as nove categorias pertinentes e sugeriram pequenas modificações em 22 indicadores, a supressão de dois e a inclusão de quatro. Na sexta etapa ocorreu a validação empírica do instrumento já validado, por meio de um pré-teste com o seu público-alvo, os pareceristas ad hoc do periódico. No geral, os itens do instrumento possibilitaram o julgamento do artigo. Assim, todos os 38 itens de avaliação foram preenchidos adequadamente, cabendo apenas dois acréscimos nas instruções presentes no instrumento. Como resultado, considera-se que o instrumento de avaliação elaborado e validado neste estudo atende tanto às necessidades da equipe editorial quanto dos pareceristas ad hoc da Revista Meta: Avaliação.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.007-039