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Desafios e possibilidades na educação em tempo integral: Uma revisão integrativa

Lima LAO;
Almeida CP;
Santos SSS;
Cometti RS;
Guida JLS;
Silva GPG;
Saraiva ACGT;
Santos IMP;
Costa PRR;
Stefanello RMMP

Lucas Alves de Oliveira Lima

Claudimar Paes de Almeida

Samuel Soares de Souza Santos

Rodrigo dos Santos Cometti

José de Lourdes Soares Guida

Gustavo Perroni Gomes da Silva

Ana Cristina Gonçalves Teixeira Saraiva

Ivaneth da Mota Pereira dos Santos

Pablo Rogério Rosas Costa

Rosilany Maria Marques Pereira Stefanello


Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios e oportunidades que permeiam a educação integral. Para realizar esta pesquisa, adotou-se a metodologia de revisão integrativa, combinando dados de diferentes estudos sobre educação integral. Realizou-se um levantamento por meio de buscas sistemáticas no Google Acadêmico e Scielo, com critérios de inclusão restritos a artigos científicos publicados entre 2019 e 2023, em língua portuguesa. Foram excluídos outros tipos de estudos, como teses e relatórios, mantendo o foco na análise de artigos originais. As pesquisas revisadas revelam um panorama complexo sobre os desafios e perspectivas relacionados à implementação da educação integral em escolas públicas, destacando a insuficiência da simples ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola para garantir uma educação de qualidade. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de uma abordagem mais abrangente e holística, que considere não apenas aspectos estruturais e pedagógicos, mas também a integralidade do desenvolvimento humano, incluindo a importância da infraestrutura escolar adequada, da gestão comprometida e do envolvimento ativo da comunidade escolar. É enfatizada a urgência de uma reinvenção do contexto socioeducativo, menos focado em interesses econômicos e mais comprometido com os direitos humanos, promovendo uma abordagem pedagógica sensível às diferenças individuais e aos afetos. Ademais, reconhece-se a relevância da participação da comunidade escolar na construção de uma proposta pedagógica integrada, que valorize saberes escolares e populares, e da ampliação dos territórios educativos, por meio do envolvimento da comunidade, como elementos essenciais para a formação integral do indivíduo. Diante desses desafios e perspectivas, ressalta-se a necessidade de estudos e reflexões contínuas que subsidiem a formulação e implementação de políticas educacionais mais eficazes e inclusivas, requerendo um esforço conjunto de instituições educacionais, gestores, professores, alunos e comunidade para avançar em direção a uma educação verdadeiramente integral, capaz de promover o desenvolvimento pleno de cada indivíduo e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-056


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Derechos de autor 2024 Lucas Alves de Oliveira Lima, Claudimar Paes de Almeida , Samuel Soares de Souza Santos, Rodrigo dos Santos Cometti, José de Lourdes Soares Guida, Gustavo Perroni Gomes da Silva, Ana Cristina Gonçalves Teixeira Saraiva, Ivaneth da Mota Pereira dos Santos, Pablo Rogério Rosas Costa, Rosilany Maria Marques Pereira Stefanello

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  • Claudimar Paes de Almeida
  • Samuel Soares de Souza Santos
  • Rodrigo dos Santos Cometti
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