Resumen
Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar a metodologia pedagógica aplicada na disciplina Transporte Urbano fundamentada nos métodos de aprendizagem ativa no ensino em transportes da Faculdade de Engenharia Civil. O método aplica mecanismos de resposta do alunado quanto a adesão às atividades propostas e conteúdo utilizando a aprendizagem baseada em equipes e em projetos, problematização, gamificação e estudo de caso. Os resultados destacam que 60% cumpriu o prazo de entrega das atividades, os alunos obtiveram notas próximas ao limite máximo cujo foco foi o relacionamento com a equipe sendo que nas atividades em grupo a pontuação geral foi maior que a individual. Conclui-se, portanto, que o uso de metodologias ativas no ensino em transporte nesta disciplina contribuiu para uma abordagem pedagógica ativa, participativa, colaborativa e interativa e centrada no discente, porém, o desafio é estimular o engajamento deles nas atividades em grupo atender aos processos de aprendizagem e de avaliação da disciplina bem como a aprovação do aluno neste componente curricular.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.004-004