Resumen
As pesquisas na área da educação em bioquímica descrevem novas abordagens que incluem o ensino com ideias construtivistas, uma vez que a abordagem tradicional com aulas expositivas tem críticas relacionadas a uma aprendizagem superficial. Assim, a aprendizagem de bioquímica não deve apenas alcançar o domínio do conhecimento, mas também as habilidades de pensamento crítico e a interligação dos conhecimentos. Embora a Aprendizagem Baseada em Casos seja a mais frequente, a aprendizagem ativa Baseada em Projetos, atuando nos pontos fortes individuais e coletivos têm recebido atenção nos últimos anos. Com o objetivo de incentivar a aprendizagem com o fazer, experimentar, resolver problemas, trabalhar em equipe, desenvolver habilidades sociais, compreensão, colaboração, parceria e responsabilidade, a atividade “Projeto de Divulgação Científica” foi implementada na Unidade Curricular Bioquímica Integrada dos diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema na pandemia. Desde então esta atividade contribui na média final dos estudantes, impactando positivamente em seu desempenho. Considerando que as redes sociais podem aumentar a capacidade dos alunos de pensar criticamente, promover a alfabetização midiática, ganhar mais alcance científico e agilizar o aprendizado profundo, o resultado desta atividade é divulgado para a comunidade em um perfil do Instagram. Esta abordagem aumentou o interesse dos estudantes pela bioquímica e pela divulgação científica.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-027