Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento humano no trânsito influenciado pelas emoções subjetivas, considerando o caso brasileiro em análise, bem como, seus aspectos circunstanciais. O País, possui em suas estatísticas, o maior número de mortes no trânsito, sendo a maioria ocasionada por embriguez, distrações e agressividade. Tais motivos, podem ser também ocasionados por consequências de estados emocionais pré-concebidos em outras áreas da vida, seja ela profissional, amorosa, familiar ou social.Diante desse contexto, é importante relatar, sobre o papel da psicologia e do profisisonal psicólogo e da possibilidade iminente de sua contribuição preventiva de forma positiva na prevenção de acidentes, analisando o ser humano em sua trajetória de vida e avaliando os fatores superlativos que podem estar influenciando, e de alguma, forma indicando ações imprudentes no trânsito. De tal forma, um diagnóstico especializado poderá ajudar os motoristas a administrarem, conduzir e entender seus sentimentos de maneira mais equilibrada se apoderando de elementos para refletir sobre sua condição de condutor e de suas relações no meio social, por meio do ato de dirigir num contexto populacional em que existem regras e normas estabelecidas.Noutro aspecto, que agrega relevância ao objetivo geral e de importância para amparar a fundamentação teórica do estudo proposto, foi o de trazer para esta discussão, no campo da psicologia comportamental, uma das principais intervenções das obras de Burrhus Frederic Skinner, um dos nomes mais importantes da psicologia na área comportamental que dominou práticas e ideias inovadoras nas escolas e consultórios. Tais intervenções são marcantes no sentido de explanar em conjunto repercurções de projetos positivos de psicólogos para que assim, as intituições possam avaliar e valorizar ainda mais os aspectos da saúde mental, não só como uma ação reparadora do profissional, mas também como uma ação preventiva. Portanto, sob aspectos metodologicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, em que se utilizou de artigos, reportagens e livros como ferramentas de coleta de dados. O estudo vai revelar que as reações emocionais sejam elas primárias como: medo, nojo, raiva surpresa, felicidade e tristeza ou secundárias como o estresse, ciúmes, orgulho, culpa, vergonha entre outras, podem influenciar diretamente nos acidentes de trânsito, porém existem formas de controle.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.001-020