Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Educação especial e inclusiva e o papel do professor na prevenção e combate ao bullying

Teles ALS;
Casal CS;
Nunes CP;
Fonseca ECB;
Albuquerque HP;
Oliveira JM;
Rodrigues KSN;
Ramos MS;
Cavalcante MAC;
Souza MJS;
Silva UM

Andreia Luzia Silva Teles

Carla Silva do Casal

Clarice Pereira Nunes

Elizangela Carla Beserra da Fonseca

Hildelane Pereira Albuquerque

Juliana Melo de Oliveira

Kilzis Sterfany de Novais Rodrigues

Marina Silvério Ramos

Maria Anunciação Costa Cavalcante

Maria de Jesus da Silva Souza

Umbelina Maria da Silva


Resumen

A educação é um conceito que é modificado conforme os objetivos educacionais, sendo esses, relacionados às necessidades formativas impostas pela sociedade. Nesse sentido, a percepção que se tinha inicialmente sobre a educação estava relacionada à idealização no tocante as características físicas e intelectuais dos discentes, repercutindo em uma percepção homogeneizada sobre aquilo que seria o aluno ideal. Desse modo, prevaleceu ao longo de séculos, a ideia de que as pessoas com deficiência seriam incapazes de aprender, culminando, assim, na exclusão dos alunos com deficiência no âmbito escolar. Não obstante, a ascensão do cristianismo trouxe uma percepção humanizada com relação às pessoas com deficiência, repercutindo na criação de instituições que trataram a educação das pessoas com deficiência de forma segregacionista. Posteriormente, a Constituição Federal de 1988 difundiu a ideia de educação como direito de todos, cabendo ao estado, o provimento das condições para o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência no ensino regular. Considerando que a aceitação da diferença como fator primordial para uma efetiva inclusão, o presente artigo busca investigar sobre o papel do professor no processo de prevenção e combate ao bullying na sala de aula bem como refletir sobre a influência das crenças dos docentes sobre a temática na identificação e intervenção em prol da prevenção e combate ao bullying.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-006


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Andreia Luzia Silva Teles, Carla Silva do Casal , Clarice Pereira Nunes, Elizangela Carla Beserra da Fonseca, Hildelane Pereira Albuquerque , Juliana Melo de Oliveira , Kilzis Sterfany de Novais Rodrigues , Marina Silvério Ramos , Maria Anunciação Costa Cavalcante, Maria de Jesus da Silva Souza, Umbelina Maria da Silva

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Andreia Luzia Silva Teles
  • Carla Silva do Casal
  • Clarice Pereira Nunes
  • Elizangela Carla Beserra da Fonseca
  • Hildelane Pereira Albuquerque
  • Juliana Melo de Oliveira
  • Kilzis Sterfany de Novais Rodrigues
  • Marina Silvério Ramos
  • Maria Anunciação Costa Cavalcante
  • Maria de Jesus da Silva Souza
  • Umbelina Maria da Silva