Resumen
A educação é um conceito que é modificado conforme os objetivos educacionais, sendo esses, relacionados às necessidades formativas impostas pela sociedade. Nesse sentido, a percepção que se tinha inicialmente sobre a educação estava relacionada à idealização no tocante as características físicas e intelectuais dos discentes, repercutindo em uma percepção homogeneizada sobre aquilo que seria o aluno ideal. Desse modo, prevaleceu ao longo de séculos, a ideia de que as pessoas com deficiência seriam incapazes de aprender, culminando, assim, na exclusão dos alunos com deficiência no âmbito escolar. Não obstante, a ascensão do cristianismo trouxe uma percepção humanizada com relação às pessoas com deficiência, repercutindo na criação de instituições que trataram a educação das pessoas com deficiência de forma segregacionista. Posteriormente, a Constituição Federal de 1988 difundiu a ideia de educação como direito de todos, cabendo ao estado, o provimento das condições para o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência no ensino regular. Considerando que a aceitação da diferença como fator primordial para uma efetiva inclusão, o presente artigo busca investigar sobre o papel do professor no processo de prevenção e combate ao bullying na sala de aula bem como refletir sobre a influência das crenças dos docentes sobre a temática na identificação e intervenção em prol da prevenção e combate ao bullying.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-006