Resumen
O texto ora apresentado utiliza como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e a Teoria da Atividade de Leontiev com o intuito de organizar o ensino de Geometria nos anos iniciais, pois acredita que os fundamentos dessas teorias podem contribuir com o ensino desse eixo da matemática, viabilizando a aprendizagem do mesmo na relação que estabelece com os contextos sociais nos quais está inserido. Estabelece como problema de pesquisa investigar: os estudos correlatos aos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade podem contribuir com a organização de um ensino de Geometria que considere o contexto social ao qual esse conteúdo esta inserido? Apresenta como objetivo geral: estudar os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade e suas contribuições para a organização do ensino de Geometria nos anos iniciais. E como objetivos específicos: a) realizar uma breve revisão da literatura correlata a Teoria Histórico-Cultural e Teoria da Atividade; analisar os impactos da utilização dessas teorias na organização do ensino de Geometria. Utiliza a pesquisa bibliográfica como método para coleta de informações. Conclui que a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade, nos fornecem contribuições significativas para fundamentar a organização do ensino de Geometria, principalmente nos anos iniciais, em que o professor tem a possibilidade de trabalhar de diferentes maneiras com os seus alunos e fazer com que eles estejam em atividade.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.003-031