Resumen
Para estudantes adultos de cursos de Engenharia um dos grandes desafios é, com os seus acertos e revezes, criar através de suas experiências uma consciência crítica e seguir na busca mais assertiva de suas condutas perante os procedimentos técnicos e humanos no cotidiano. Estudos dessa natureza, com o objetivo de compreender os processos de ensino e aprendizagem baseados na Andragogia, podem contribuir no desenvolvimento técnico e humano destes adultos durante a sua formação acadêmica; porém, ainda são limitados, comprovando a necessidade de aprofundamento no ensino tecnológico. Tomou-se em um universo restrito, a estratégia com enfoque da Andragogia, com o uso de métodos descritivos de caráter qualitativo e exploratório com revisão bibliográfica. A utilização de questionário, junto a um público-alvo de adultos entre 18 e 30 anos, sendo 51 estudantes dos semestres ímpares (1º ao 9º) do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Ibirubá – RS, possibilitou uma análise do perfil dos estudantes e das concepções sobre o tema. Nesta direção de estruturas de pensamento e ao encontro de respostas e de reflexões, os dados obtidos se deram em virtude da possibilidade de estruturar estratégias educacionais com base na Andragogia. Pretende-se com isso, propor novas relações de ensino-aprendizagem com o uso de metodologias ativas aos adultos de forma significativa.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.003-005