Resumen
As transformações ocorridas no período da pandemia exigiram que as escolas, professores, os(as) alunos(as) e seus familiares se adaptassem ao novo sistema de ensino-aprendizagem, com aulas remotas e o auxílio de tecnologias digitais, sendo estas, utilizadas mesmo após o período pandêmico. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar aplicativos que possam ser novas tendências para o uso pedagógico no pós-isolamento. Para o desenvolvimento deste estudo adotou-se pesquisa bibliográfica não estruturada, abordagem qualitativa e revisão narrativa de sites especializados como os da Nova Escola e INEP. Foram identificadas treze plataformas digitais que continuam sendo utilizadas pelos professores como ferramentas no ensino-aprendizado dos estudantes, sendo elas: Kahoot, Padlet, Google Meet, WhatsApp, Quizizz, Youtube, phET, iNaturalist, Khan Academy, Instagram, Canva, LabXchange e Mentimeter. Foram descritos pontos positivos e negativos, assim como, questões acerca do uso de telefone celular e outros recursos complementares para o ensino. No período pós-isolamento pandêmico tornou-se necessário a adaptação e o aperfeiçoamento de continuar a trabalhar com as ferramentas digitais, que se tornaram essenciais no processo de construção do conhecimento até os dias atuais.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-046