Resumen
Ser mulher-mãe em contexto universitário acarreta o desafio de conciliar diferentes demandas em meio a exigências socioculturais e pessoais de uma maternidade idealizada e de uma produtividade acadêmica. Esta pesquisa-intervenção teve por objetivo investigar situações de vulnerabilidade e levantar fatores de proteção psicossocial conforme as percepções e vivências de mães universitárias a partir do desenvolvimento de um programa grupal com dezoito discentes de cursos de graduação e de pós-graduação, de universidades públicas e privadas, com filhos de até 5 anos. Ao longo de sete encontros, buscou-se favorecer o diálogo e a construção de um espaço coletivo para reflexões conjuntas e trocas de experiências. As participantes destacaram a relevância das práticas grupais para discussão sobre o ser mulher-mãe em contexto universitário e sugeriram que estas ações sejam inseridas nas IES como modo de proteção à saúde mental das discentes e de fortalecimento de suas redes de apoio. O estudo mostra a importância de se promover ações capazes de minimizar desigualdades de gênero no meio acadêmico, bem como de legitimar os projetos de vida de estudantes em situações de vulnerabilidade social.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-023