Resumen
A mudança de paradigma do ensino tradicional para as novas metodologias enfrenta problemas de implantação hodierna nas universidades, tanto mais nos cursos de saúde em que é necessária a formação de profissionais adequados aos aspectos éticos e morais para o trabalho social, em equipe, com responsabilidade social com capacidade de se adequar aos desafios tecnológicos e da busca incessante de conhecimento. As metodologias ativas de ensino são uma das opções que podem ser aplicadas na formação superior em busca de melhorar a formação dos estudantes, preparando-os para resolverem os problemas que aparecerão nas atividades profissionais. O objetivo deste estudo foi verificar se uma metodologia ativa poderia gerar um melhor aprendizado em situações difíceis de ensino tradicional das vias neurais e estruturas da medula e encéfalo na disciplina básica de neuroanatomia. Os modelos foram confeccionados e estudados, assim como os esquemas. Informações espontâneas dos estudantes mostraram uma boa aceitação do método, com poucos pontos negativos sendo citados, mas não diretamente para o professor. O uso das construções de modelos tridimensionais, de esquemas bidimensionais e tecnologia digital no ensino de neuroanatomia, integrados a um processo de metodologia ativa, permitiu que os estudantes ganhassem autonomia nos estudos, desenvolvessem uma visão mais abrangente do conteúdo, que sentissem satisfação em ver o modelo pronto gerado por seus esforços, enfim que melhorassem os aspectos cognitivos em neuroanatomia.
DOI:https://doi.org/10.56238/ciemedsaudetrans-001