Resumen
Este artigo avalia a efetividade e o desempenho do
processo de ensino e aprendizagem, utilizando a
metodologia de educação por competências, na
formação de profissionais, junto aos programas de
pós-graduação stricto sensu, que abordam o tema
proteção e defesa civil no Brasil. E buscou-se através
de uma pesquisa bibliográfica e documental,
literaturas e legislações que abordam a teoria
curricular, direcionada à educação profissional,
identificando as competências no ensino superior, nas
especializações e no stricto sensu. Devido ao interesse
pela noção de competência, procurou-se incluir nesta
visão o campo profissional relacionado à segurança
pública, voltado à formação de gestores e agentes que
trabalham a proteção e defesa civil, tendo como base a
Política Nacional de Proteção e Defesa Civil
(PNPDEC) brasileira dentro de um contexto mundial.
Portanto, para a determinação de desempenho foram
desenvolvidas análises dos programas propostos por
quatro universidades federais brasileiras e a
comparação entre as competências identificadas,
exigidas aos seus discentes, com as competências
propostas pela PNPDEC. Desenvolveu-se um método
que pode ser aplicado a outros setores e a outros cursos
com diferentes enfoques.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-003