Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Escola bilíngue pública: Um estudo sobre o processo de internacionalização curricular de uma escola estadual do Rio de Janeiro

Bitencourt ACCL;
Moreira AFB

Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt

Antonio Flavio Barbosa Moreira


Resumen

A partir da década de 90, houve uma grande expansão das escolas particulares Bilíngues de Prestígio no Brasil. Entre 2014 e 2016, o estado do Rio de Janeiro inaugurou as cinco primeiras escolas bilíngues públicas do país dessa modalidade.  Mediante esse contexto, buscou-se compreender como se dá o processo de internacionalização curricular de uma escola bilíngue pública. Foram seguidas as etapas da pesquisa qualitativa: a observação, que consiste no contato direto do pesquisador com a realidade; a entrevista, que proporciona o aprofundamento das informações e a análise documental, que possibilita que os dados coletados sejam mais completos e complementem outras informações pertinentes à pesquisa. Esse trabalho evidencia uma integração na unidade escolar pela busca da internacionalização deste currículo em ação, o qual é fundamental para o processo de formação de um sujeito em um mundo globalizado.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-058


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2023 Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt, Antonio Flavio Barbosa Moreira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt
  • Antonio Flavio Barbosa Moreira