Resumen
No Brasil a construção civil apresenta uma fatia representativa do PIB comparado a outros países, contudo, esta produção ainda está ainda têm base em processos tradicionais e será preciso um grande esforço para torná-la semelhante à produção industrial dos automóveis. Nas últimas décadas ocorreu uma rápida evolução na comunicação por satélite GPS (Global Positioning System) fato que permite o georreferenciamento dos edifícios. Outro aspecto é a facilidade de comunicação por meio rede da internet facilita colaborações a distância. Neste sentido, o BIM (Building information modelling), aceita a realização dos diferentes projetos e especialidades a partir de um único modelo paramétrico. Este suporta um trabalho colaborativo que pode ser acessado pelos projetistas em tempo real. Nas últimas atualizações incluiu estudos de viabilidade e desempenho dos diversos componentes como, informações técnicas, custos e elementos do estudo do ciclo de vida. A implantação do sistema BIM depende de uma série de plataformas tecnológicas interoperáveis, devendo integrar a diferentes fornecedores e softwares, bem como dos sistemas de comunicação. A presente pesquisa tem por objetivo discutir pontes tecnologias que tornam a gestão das obras pré-fabricadas mais eficientes. Portanto, discute duas tecnologias GPS-RTK, RFID (Radio Frequency), integradas com o sistema BIM. A mudança de paradigma é muito grande, pois o sistema BIM facilita a coordenação deste processo de construção, onde os componentes podem ser produzidos sob demanda, chamando de obra enxuta, e no local da obra deve estar assistido por computador, Wi-Fi, um sistema RFID completo com antenas de radiofrequência. Este permitirá que as tarefas sejam automatizadas e até mesmo a automação de toda a construção, pois o RFID define uma grande precisão.
DOI:https://doi.org/10.56238/tecavanaborda-024