Resumen
Analisar através dos portais online (web), as abordagens sobre o egresso adotadas em sete universidades, duas nos Estados Unidos, duas na Inglaterra e três no Brasil (sendo uma delas a Universidade Estadual de Maringá (UEM)), com base no protótipo de portal proposto pela literatura. Trata-se de pesquisa documental com uma amostra não probabilística intencional extraída do Academic Ranking of World Universities (ARWU) de 2022. A pesquisa foi realizada através do acesso à página principal (home page) de cada instituição de ensino e a digitação do termo “alumni / egresso” no mecanismo de busca. Constatou-se que existe um consenso entre as universidades da importância de se manter vínculo com seus egressos, considerando-os ativo valioso e permanente para a qualidade do ensino das instituições. No caso das instituições brasileiras, os critérios de avaliações institucionais e de curso já requer análise dados dos egressos. Conclui-se que as Instituições analisadas possuem um portal centralizado de egressos, de forma a proporcionar um agrupamento de experiências, perfis e trajetórias pessoais, profissionais e acadêmicas. A exceção se restringe a UEM, ainda não possui área específica para os egressos, existindo apenas ações isoladas, principalmente dos cursos de pós-graduação e algumas exceções em relação a cursos de graduação. Existe em desenvolvimento projeto de Sistema de Acompanhamento de Egressos, ainda em fase de operacionalidade.
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-042