Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Leitura de texto multimodal do livro didático

Castro OT;
Souza MP

Orlanilda Tavares Castro

Maranice Paixão de Souza


Resumen

Este artigo abrange a área de concentração em Linguística abrange a linha de pesquisa em Linguística aplicada, com sua subárea em gêneros textual e apresenta como tema: Leitura de Texto Multimodal do Livro Didático, o mesmo visa através do questionamento da situação problema, a saber: De que maneira o professor explorou a leitura de textos multimodal no livro didático nas aulas de Língua Portuguesa?  Assim sendo o objetivo geral foi de investigar de que forma o professor explorou a leitura de texto multimodal no livro didático, elencamos as ideias centralizadas nos pensamentos dos seguintes autores: Marcuschi (2008), Bakhtin ([1979]1992), Antreatta e Souza (2016), Rojo (2012), Odenildo Sena (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, dedutivo, descritiva, pois esta requer o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: como questionário e observação sistemática. Os resultados obtidos nas aulas de Língua Portuguesa, mostram que o instrumento relevante para exploração dos gêneros textuais foi o livro didático, Veredas da palavra (2016) volume 1 e 2 das autoras: Roberta Hernandes e Vima Lia Martin, na qual em todas as aulas abordaram através dos gêneros textuais várias temáticas, haja vista, que ambas as docentes trabalharam a leitura de texto multimodal. Porém não houve exploração das sugestões indicadas no livro didático de filmes, vídeos e sites, constatou-se que a escola não dispõe de um ambiente propício para desempenhar tais sugestões descritas no livro didático, o que torna um obstáculo que impede que se possa trabalhar de modo satisfatório os gêneros multimodais.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-040


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2023 Orlanilda Tavares Castro , Maranice Paixão de Souza

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Orlanilda Tavares Castro
  • Maranice Paixão de Souza