Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Tecnologias da informação e da comunicação na construção de conhecimento significativo em geografia em uma Escola Estadual de Manaus

Silva HR;
Siqueira JAS

Hosana Rodrigues da Silva

Jhassem Antônio Silva de Siqueira


Resumen

O objetivo desta pesquisa é descrever a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na construção de conhecimento em geografia na Escola Estadual Prof.ª Bernardete Socorro Trindade da Rocha com alunos de duas turmas da 5° série do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa por finalidade foi classificada como ciência aplicada, quanto ao objetivo do estudo foi rotulado como exploratório, a análise de resultados ocorreu de modo qualitativo e quantitativo. O período da aplicação prática ocorreu em agosto de 2021. O universo da pesquisa tratou-se de uma professora e 60 alunos do 5º ano do ensino fundamental, o local de estudo foi na Escola Estadual Bernadete Socorro Trindade. A unidade de análise foi 60 alunos do ensino fundamental e uma professora. Ao final, compreende-se que a utilização do Google Earth se apresentou de forma satisfatória, não apenas para o processo de aprendizagem significativa do aluno além do mais oferecer aos educadores uma ferramenta para o desenvolvimento da prática de docência, diante da proposta metodológica. Embora o nível socioeconômico pareça ser postulado como fator determinante com o maior impacto nos resultados educacionais dos alunos, uma análise mais ampla e aprofundada dos estudos que abordam esse fenômeno mostra que a trajetória escolar é o resultado da combinação de múltiplos fatores situados nas esferas individual, familiar, escolar e comunitária.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-039


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2023 Hosana Rodrigues da Silva, Jhassem Antônio Silva de Siqueira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Hosana Rodrigues da Silva
  • Jhassem Antônio Silva de Siqueira