Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

A alfabetização científica de ciências da natureza e matemática nos anos finais: Um olhar interdisciplinar

Fontana AJ;
Silva DEL;
Queiroz JCS;
Lima JC;
Freitas MPOR;
Barros RC

Altair José Fontana

Denílson Elias Lima Silva

José Carlos S. Queiroz

Jurandy das Chagas Lima

Marcos Paulo de O. R. de Freitas

Rosevaldo Celestino Barros


Resumen

Os estudos de pesquisadores do ensino de ciências e matemática enfatizam a necessidade de discussões e reflexões sobre o ensino de química, física, biologia e matemática, tomando como parâmetros as atuais tendências do ensino nesta área e as orientações institucionais. Assim, o objetivo deste artigo é construir uma discussão teórica enfatizando a alfabetização científica para o ensino de ciências e matemática nas séries finais do ensino fundamental. De acordo com a Base Nacional Curricular Comum BNCC (2017) o ensino de ciências na perspectiva do letramento científico/alfabetização científica é recomendado para todo o ensino fundamental. Aponta também que o ensino de matemática tem possibilidade de apresentar abordagens fundamentadas na perspectiva da alfabetização científica. E assim considera que o ensino para atender a estas demandas deve pautar pela resolução de problemas significativos e experimentais nos ambientes formais e não formais, porém com uma abordagem pautada pela alfabetização científica. É um estudo qualitativo e apresenta uma discussão a partir das experiências pessoais e profissionais dos pesquisadores, enquanto professores de ciências e matemática, há mais de duas décadas, compreendendo que a formação para o letramento científico no campo das ciências da natureza e da matemática precisa ser discutido, analisado e adaptado para atender às atuais exigências do ensino dessas ciências. Portanto, se abordagens dos conteúdos na área de ciências e matemática não contemplarem abordagens na perspectiva crítica da investigação científica, pode comprometer este ensino e continuar perpetuar nos alunos uma formação frágil no que tange a este ensino, pois estas abordagens   no anos finais do ensino fundamental representam importante papel na construção da linguagem científica para os alunos compreenderem as tecnologias que movem o mundo.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-010


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2023 Altair José Fontana, Denílson Elias Lima Silva, José Carlos S. Queiroz , Jurandy das Chagas Lima, Marcos Paulo de O. R. de Freitas , Rosevaldo Celestino Barros

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Altair José Fontana
  • Denílson Elias Lima Silva
  • José Carlos S. Queiroz
  • Jurandy das Chagas Lima
  • Marcos Paulo de O. R. de Freitas
  • Rosevaldo Celestino Barros