Resumen
O objetivo desse estudo é fazer um levantamento de publicações acadêmicas nas principais bases de dados sobre o tema Autoconceito em crianças. A escolha desse tema se mostra pertinente tendo em vista que é cada vez maior o interesse de crianças cegas pelo Jogo de Orientação: “Caça ao Tesouro” (JO: CT) como metodologia para aprender Orientação e Mobilidade (OM) em Goiânia, devido causar bem-estar mental e favorecer a construção do Autoconceito. Nesse sentido, foi realizada uma Revisão Integrada em que se fez a busca dos artigos nas bases de dados da Biblioteca Digital da UNICAMP (SBU), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD). Para seleção dos artigos, utilizou-se os seguintes critérios de inclusão: produções acadêmicas de Artigos Científicos; artigos publicados nos últimos dez anos; prevalência da criança como sujeito do estudo; artigos publicados nos idiomas inglês, português ou espanhol; artigos não repetidos nas bases de dados pesquisados; artigos completos e gratuitos; artigos localizados a partir das palavras-chave: autoconceito, cegueira e corrida de orientação; tendo o Modelo Teórico de L’écuyer como um dos instrumentos de coleta de dados. Os resultados apontaram inicialmente cinquenta e quatro artigos, mas ao serem analisados de acordo com os critérios de inclusão, diminuíram para três. Nos três estudos analisados as crianças aparecerem com Autoconceito positivo, em função de uma maior autonomia de suas ações; e, negativo devido ao preconceito gerador de conflito nas categorias do Autoconceito: ambivalência e dependência.
DOI:https://doi.org/10.56238/ciênciasaudeestuepesv1-090