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Inter-relação entre conhecimento empírico e conhecimento científico: reflexões para elaboração de laudo pericial

Breder AD;
Santos JL;
Monteiro ACM;
Azevedo DPGD;
Pessanha PP;
Novaes VF;
Azevedo KS;
Fonseca MTB

Alexandre Diniz Breder

Janaína Luiza dos Santos

Ana Cláudia Moreira Monteiro

Diana Paola Gutiérrez Diaz de Azevedo

Pablo Pereira Pessanha

Viviane Faria Novaes

Kênia Suzana de Azevedo

Marcelo Tadeu Barros da Fonseca


Resumen

OBJETIVO: relacionar os conhecimentos científico e empírico e sua importância para a confecção de um laudo pericial. MÉTODO: Trata-se de um estudo qualitativo, explicativo do tipo Revisão Narrativa da Literatura. DISCUSSÃO: O conhecimento empírico é todo saber adquirido da experiência prática, do dia-a-dia utilizado na interpretação de si próprio e do mundo, está diretamente aliado ao saber classista, resistente em modificação de ideias, comportamentos e informações. O conhecimento científico é adquirido na escola, advindo de rigor metodológico e que podem comprovar  uma hipótese, cujas características são a sistematização (responsável pela formação da teoria), verificabilidade (comprovação através da ciência), falível (não é definitiva). A ciência não é uma verdade absoluta e sim um processo inacabado e cinético; não sendo o único caminho para se conhecer a verdade, sendo necessário um diálogo entre o conhecimento científico e o empírico, para a elaboração de laudos periciais fidedignos à realidade apresentada. O laudo do perito é a materialização da prova pericial, sendo utilizado no meio judiciário como prova de acordo com o Código Civil, sua finalidade é a apresentação da perícia realizada e sua concretização instrumental, peculiar da função de auxiliar do juiz, fornecendo dados instrutórios, cuja função é formar elementos de prova que auxiliarão o magistrado a proferir uma sentença com adequada fundamentação. CONCLUSÃO: O laudo pericial adequado e com validade jurídica, se dá através da utilização do conhecimento científico haja vista os métodos já serem testados e validados, sendo o método empírico útil na formulação de hipóteses para auxiliar o perito em seu trabalho.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/ciênciasaudeestuepesv1-081


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Derechos de autor 2023 Alexandre Diniz Breder, Janaína Luiza dos Santos, Ana Cláudia Moreira Monteiro, Diana Paola Gutiérrez Diaz de Azevedo, Pablo Pereira Pessanha, Viviane Faria Novaes, Kênia Suzana de Azevedo, Marcelo Tadeu Barros da Fonseca

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  • Alexandre Diniz Breder
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