Abstract
É na Educação Infantil que a gera possibilidades de desenvolvimento nas crianças com o comprometimento nos processos de formação individual oferecendo as competências de o saber fazer. Assim, identificamos que cada discente são seres plurais onde aprendem de inúmeras maneiras e formar diferentes. Desta forma, cabe salientar que as atividades realizadas pelo corpo docente devem ser interessantes, didáticas e de fácil compreensão, além do mais devem constituir a base de uma pesquisa, analise e investigativa do ambiente em que o cerca. A forma lúdica, brincar e aprender, encontra-se na gênese do pensamento, da descoberta de si, do processo de experimentação, do criar e do transformar o mundo. Segundo Vygotsky, o brinquedo assessora no desenvolvimento da criança, de modo que, leve-a no processo de diferenciação entre brincar e suas ideias, exercitando sua autonomia e deixando de ser dependente das pessoas que as cerca, assim, o seu desenvolvimento ocorre de forma natural. Deste modo, o presente trabalho desenvolvido a seguir constitui de uma revisão bibliográfica de cunho quali-quantitativo, visando a contribuição de artigos científicos, livros e trabalhos de conclusão de cursos voltados para a temática da ludicidade na Educação Infantil. Mediante ao desenvolvimento deste artigo foi evidenciado a importância de se trabalhar a ludicidade na Educação Infantil, onde, qualquer atividade lúdica seja de forma interativa no ambiente escolar de modo que o docente aja de acordo com a especificidade de cada criança.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-086