Abstract
A informática sem dúvidas trouxe inovações e desenvolvimento para diversas áreas da sociedade, inclusive no âmbito educacional. Fruto desta evolução tecnológica o celular tronou-se um recurso indispensável na vida das pessoas presente nos variados contextos da vida do ser humano: trabalho, entretenimento, estudos, etc. Todavia, ressalta-se a existência de divergências de opiniões e caloroso debate de como usar tais recursos no ambiente escolar. Assim nossa pesquisa em linhas gerais buscou verificar a percepção de alunos e professores sobre o uso do celular na sala de aula. Em termos específicos buscou descrever de que maneira o celular tem sido utilizado nas atividades no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativa e, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o formulário de entrevista com perguntas abertas e fechadas e a observação antecedida pela experiência nas práticas curriculares e de estágio supervisionado no ensino médio. O que se revela é que a tecnologia tem proporcionado uma grande contribuição para a sociedade de modo geral. Todavia, pensar no celular como um recurso pedagógico ainda é um debate que precisa ser melhor explorado e alinhado para seu melhor uso nas instituições educacionais. Por fim, a pesquisa mostra que o professor tem o papel fundamental para inserir a informática no ambiente escolar dando uma nova roupagem ao aprendizado do aluno criando pontes de ligações entre teorias e práticas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-071